MENSAGEM DO SUPERINTENDENTE DA MISSÃO DO BUDISMO SOTO ZEN NA AMÉRICA DO SUL

Prezados senhores
.
Espero que esta os encontre gozando de boa saúde.
.
Como é sabido por todos, a infecção por Coronavírus se expandiu a nível mundial.
Creio que os senhores também devem estar evitando saídas sem urgência ou necessidade, e controlando-se para evitar as ações negativas que se manifestam através do corpo, fala e mente, mas considero esta ocasião justamente propícia para refletir sobre si mesmo.
.
Entre os ensinamentos do Koso Dogen Zenji é dito: “enquanto em vida, nada há além da vida; no momento da morte, nada há além da morte.” Isto é, não existe este momento além deste momento. Assim, para os senhores também, não existe melhor coisa a fazer neste momento do que dedicar-se ao que se dá para fazer agora. Solicito aos senhores agirem conscientes deste fato. E esta postura deve gerar uma força para, ligados com os habitantes do mundo todo, lutarmos contra esse inimigo invisível.
.
Além disso, percebermos que esta questão envolve não só a mim mas as pessoas do mundo todo, traz-nos oportunidade para compreender o Budismo de forma mais profunda: vivenciarmos o ensinamento mais importante do Budismo que prega “todos os seres da Terra estão igualmente salvos”. Oro do fundo do meu coração para que os senhores incorporem a sabedoria do Bodisatva que acredita: não importa o que aconteça, estamos salvos.
Aguardando ansiosamente a ocasião de poder revê-los, rezo pela saúde e felicidade de todos os senhores.
Gasshô
.
Rev. Dosho Saikawa
Superintendente da Missão do Budismo Soto Zen na América do Sul
20/04/2020
S__42475527