Sobre as atividades do Templo Budista no mês de Setembro

Espero que todos estejam gozando de muita saúde.

Gostaríamos de expressar nossa sincera gratidão a todos os congregados e simpatizantes pelo apoio contínuo ao Templo Busshinji.

A infecção do novo coronavírus continua e nos encontramos ainda em uma situação que necessita muitas precauções.

No Templo Busshinji, estamos ansiosos para iniciar as atividades anteriores à pandemia e tornar este local o ponto de encontro de todos vocês. Entretanto, com a extensão da quarentena, para assegurar a saúde e segurança de todos, e também para impedir a propagação da infecção, continuaremos com as medidas de restrição neste templo. Estamos preocupados com os inconvenientes causados a todos, e pedimos mais uma vez a sua compreensão.

Quando ocorrer melhoras na situação, comunicaremos o novo programa de atividades.

 

① As cerimônias memoriais familiares serão reiniciadas no templo com número limitado de participantes. Continuaremos com a transmissão on-line ao vivo. A cerimônia memorial coletiva mensal continuará a ser realizada online.  Por favor, entrar em contato com a Secretaria do Templo para orientação detalhada sobre solicitação de cerimônia, nome dos homenageados, etc..

 

A Cerimônia memorial coletiva do mês de setembro será realizada no dia 13 de setembro (Higan-E – Equinócio da primavera) com início às 10 horas.

※ Coloquei uma breve explicação sobre o Higa-E abaixo, por favor, leia o texto até o fim. A cerimônia memorial coletiva do mês de outubro será no dia 11 de outubro (Daruma-Ki  Memorial ao Mestre Bodhidharma) às 10 horas.

S__43483142

No dia 4 de outubro, em homenagem ao Dia Mundial dos Animais, à partir das 10 horas será realizada uma cerimônia memorial especial em frente ao Jizo Bosatsu do Parque Jinko-En. Buda explicou que todos os seres possuem o coração de Buda.

Faremos uma oração pelos bichinhos de estimação de todos os interessados, como animais, peixes, pássaros, insetos, plantas e flores, para que todos cresçam saudáveis. Além disso, faremos também uma oração pelos bichinhos de estimação, como animais, peixes, pássaros, insetos, plantas e flores, por todos os seres vivos que morreram. No Japão, os restaurantes, granjas, peixarias, floriculturas, pessoas que trabalham em profissões relacionadas à vida, vêm ao templo solicitar orações de gratidão. Por favor, entrar em contato com a Secretaria do Templo para informar-se detalhadamente sobre como fazer a solicitação.

S__43483146

 

② Visitas à “Sala do Ihai-do” e à “Sala dos Nichos” poderão ser realizadas no horário das 8:00 às 17:00 horas. Solicitamos aos visitantes que passem pela Secretaria do Templo antes de dirigirem-se às respectivas salas para orações.

 

③ Atualmente, estamos transmitindo pela página “ Templo Budista Busshinji” do  FaceBook as seguintes atividades, nos horários abaixo:

・Segunda-feira

19:00~ Zazen para principiante

・Terça-feira e Quinta-feira

20:00~Leitura ZEN (Mente ZEN, Mente de Principante do Mestre Shunryu

Suzuki)

・Todos os dias

17:30~Cerimônia Budista Vespertina

18:00~Zazen

 

https://www.facebook.com/TemploBudistaBusshinji

 

④ As atividades do Zazenkai (prática da meditação), do Fujimbu (Departamento Feminino), das aulas de Shodo (Caligrafia Japonesa), de Ikebana, etc. estão suspensas.

➄ Qualquer dúvida ou pergunta, por favor, contactar a Secretaria.

(Todos os dias das 8:00~17:00 horas)

 

S__43483144

Nesta ocasião, foi criado um novo logo para o segundo lote das máscaras originais do Templo Busshinji. (Por favor, ver as fotos).

Após a cerimônia memorial coletiva do mês de setembro, as máscaras serão abençoadas e colocadas à venda. São de 2 tipos:

A:Máscara padrão(R$ 10 reais)

B:Máscaras de 3 camadas, com arame na parte superior para ajustar ao nariz(R$15 reais)

Como há limite na quantidade, cada pessoa poderá adquirir até 5 máscaras.

Os interessados devem enviar para o whatsapp do Templo Busshinji as informações:

  • Nome: …….
  • Quantidade de máscara: Tipo A:…unidades Tipo B:….unidades.
  • Data prevista para vir retirar as máscaras: …………

Após verificar o estoque, enviaremos a resposta.

 

Apesar de estar abençoada, não significa que esta máscara irá bloquear 100% o vírus ou a doença.

O Mestre Dogen Zenji disse:「Quando o corpo e a mente se equilibram, a respiração se equilibra, a mente também se equilibra」.

É importante viver uma vida correta e disciplinada com uma alimentação diária balanceada, lavando as mãos, fazendo gargarejo, desinfetando com álcool, e fazendo exercícios moderados.

 

Somos filhos de Buda e somos Bodhisattvas, Em um tempo como este, como será que pensaria Buda, que ações ele tomaria?

Usamos a máscara porque podemos estar portando a doença e nos preocupamos porque  não queremos transmitir ao outro, a àquela pessoa que nos é querida; podemos dizer que esta é a prática da compaixão de um Bodhisattva (filho de Buda).

 

E a oportunidade para praticar esta compaixão, é o 『 彼岸会 Higan-E 』。

Há um ditado: “O calor e o frio é até a chegada do Higan (Equinócio)“. O período  agradável quando o clima muda do inverno frio para a primavera, foi estabelecido como o período ideal para o treinamento budista, para atravessar da margem cheia de dúvidas e sofrimentos (Shigan) para a margem correta, clara, da Iluminação.

 

O “Higan-E” dura no total uma semana (este ano, a partir do dia 19 de setembro ao dia 25). Chamamos de “Chunichi” o dia em que a comprimento do dia e da noite é igual (este ano é o dia 22 de setembro). No “Chunichi” visitamos o túmulo dos antepassados e expressamos a nossa gratidão. Nos 3 dias anteriores e posteriores ao dia 22, empenhamo-nos nas 6 práticas chamadas “Roku Hara Mitsu

Estas 6 práticas são:

  1. Fuse(Dar, doar):Conhecer a alegria de doar coisas ou o coração, viver ajudando-se mutuamente.

Exemplo: Oferecer dinheiro ou coisas materiais é um ato de doação, mas falar palavras amorosas, ceder o seu assento, aproximar-se com um sorriso também é considerado um ato de doação. O Mestre Dogen Zenji ensina que, não ambicionar em excesso, também é uma doação.

  1. Jikai(Agir com modéstia, prudência):Como filho de Buda, seguir os preceitos, agir com prudência, de forma a não perturbar o outro.

Exemplo: Não chegar atrasado a um compromisso.

  1. 3. Ninniku(Persistência, encorajamento):Manter uma mente tolerante, não deixar levar-se pelas emoções e fazer as coisas com persistência.

Exemplo: Se encontrar algum erro, ensinar como gentileza.

  1. 4. Joshin(Esforçar-se, dedicar-se):Fazer com dedicação, encorajar o seu coração e esforçar-se aos poucos.

Exemplo: Esforçar-se com empenho no trabalho

  1. Zenjo(Acalmar-se, tranquilizar-se):Manter sempre a postura correta, harmonizar a respiração, observar o seu comportamento e viver com o coração tranquilo.

Exemplo: Zazen(pode ser feito sem cruzar as pernas, e também sentado em uma cadeira.)

  1. Tie(Despertar):Entender corretamente e com profundidade a verdade das coisas.

Exemplo: Colocar em prática os itens 1 a 5.

 

Através destas 6 práticas, percebemos as incertezas do nosso pensamento egoísta que nos faz julgar as coisas baseado no nosso próprio padrão de valores e despertamos o nosso eu original. Assim alcançamos a Iluminação。

 

No capítulo “O Ensinamento Budista” do Livro “Shobogenzo”, o Mestre Dogen Zenji diz:「O próprio treinamento é “Higan” (Iluminação) , não é acumular as práticas ou o treinamento para finalmente alcançar o “Higan” (Iluminação);  aqui, agora, no lugar onde prosseguimos com a nossa prática, se manifesta o universo do “Higan” (Iluminação). 」

Isto é, 「Não significa que, como resultado do fato de colocar em prática o ensinamento de Buda, os desejos mundanos são eliminados e alcançamos o universo da Iluminação (Higan): ao colocar em prática o ensinamento de Buda e continuar se esforçando, este momento e este lugar se tornará o universo da Iluminação (Higan). Por isso, para transformar este mundo em que vivemos em um universo correto, alegre, maravilhoso, nós continuamos a praticar o ensinamento de Buda」. Mesmo depois que o período do “Higan” terminar, vamos recordar de vez em quanto as 6 práticas e continuar o treinamento.

 

Aos poucos, as medidas de isolamento social estão sendo flexibilizadas, e a nossa vida cotidiana parece estar retornando, mas por favor, espero que continuem a tomar os devidos cuidados com a saúde.

 

Espero reencontrá-los em breve com muita saúde e alegria.

Gassho

Processed with VSCO with f2 preset
Processed with VSCO with f2 preset